pretas potências em movimento

Instagram

Blog

Pílula de Cultura Feira Preta edição especial – “122 Anos após a Abolição da Escravatura. E Ai?”

No ano de 2010 a abolição da escravatura no Brasil completará 122 anos. O Brasil foi o último país nas Américas a extinguir a escravidão. A FNAC Pinheiros se prepara para receber as Pílulas de Cultura Feira Preta e refletir o dia 13 de Maio.

Com uma proposta colaborativa, a Pílula de Cultura Feira Preta realiza uma edição dedicada ao mês da Abolição da Escravatura. A miscelânea de diferentes vertentes artísticas proporciona o intercâmbio e a reflexão sobre a cultura negra hoje, passado os 122 anos da assinatura da abolição. O evento está programado para os dias 13 de Maio (quinta-feira), na FNAC Pinheiros a partir das 19hs.

Será apresentado o filme mudo “Nego Tudo”, produzido pela Cia Os Crespos, dirigido pelo premiado Leandro Godinho. A estética do curta é baseada no filme “O Nascimento de uma Nação”, titulo original “The Birth of a Nation” um dos filmes mais populares da era do cinema mudo. Porém, ele glorifica a escravatura e justifica a segregação racial, em linha com o movimento intelectual denominado Lost Cause. O curta é uma provocação diretamente da fala do Senador Demóstenes Torres na assembléia pública sobre a inconstitucionalidade em torno das cotas raciais nas universidades.

O público será convidado a interagir com o bate papo com os atores da Cia Os Crespos, tendo como tema o documentário apresentado. Além de intervenção de dança e percussão com o grupo Cangarussu que apresentará um repertório variado de elementos da musicalidade brasileira e passando por maracatus, ritmos de candomblé, toques africanos, samba-duro, afoxés. O grupo traz releituras e arranjos que exprimem o que há de mais puro na formação cultural brasileira: a sua grande mistura.

Realização: Pretamultimidia e Instituto Feira Preta, Parceria: FNAC Pinheiros, AECID, Embaixada da Espanha no Brasil e Centro Cultural da Espanha em São Paulo

Serviço:

Dia: 13 de Maio/2010

Horário: das 19: 00 às 21: 00

Local: FNAC Pinheiros: Av. Pedroso de Moraes, esquina coma Praça Omaguas

Acesso: Grátis

Pretainfo: (11) 3031-2374 E-mail: [email protected]

Sem comentários

Deixe uma resposta