pretas potências em movimento

Instagram

Blog

Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes

No dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2010, a Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional dos Povos Afro-descendentes. O objetivo desta data é o fortalecimento das ações destinadas aos povos de ascendência africana – estes que historicamente vêm tropeçando em resquícios da escravidão e da marginalização nas sociedades.

O momento é de olhar para a inclusão de afro-descendentes na educação, no mercado de trabalho, na saúde pública. Reconhecer as manifestações culturais muito fortes trazidas da África em outrora.

Discussões, palestras, seminários e cursos estão sendo promovidos ao longo deste ano. Ações como a criação de calendários afro da SEPPIR, da Fundação Palmares e outras instituições, o Selo do Ano Internacional dos Afrodescendentes, fortalecem esse cenário, porém duas questões importantes devem ser levantadas. A primeira diz respeito a acontecimentos palpáveis, de forma a tomar a mídia, ficar em evidência e todos saberem de sua existência. A segunda, é o olhar mais crítico para essa data e o questionamento se o mundo está voltado para os Povos Afro-descendentes somente para cumprir uma agenda estabelecida pela ONU e, que, a partir dos anos seguintes, toda essa movimentação se adormecerá.

Tendo essas duas perspectivas em vista, a conclusão é que 2011 é também um ano de reflexão e conscientizacao de, sobretudo, como nossa cultura está sendo abordada e pensada.

Sem comentários

Deixe uma resposta