pretas potências em movimento

Instagram

Blog

Carta de agradecimento – Adriana Barbosa

A Feira Preta cumpre mais uma vez o seu objetivo principal: Difundir costumes e tradições da cultura negra e fomentar negócios de empreendedores da comunidade negra. Aproximadamente 13.000 (treze mil) pessoas circularam entre os dois dias de evento, na maioria um grande número de jovens acompanhados de sua família.

Durante a programação da 10ª edição o público pode acompanhar mais de 150 (cento e cinqüenta) artistas de todo o Brasil. Divididos em exposições de artes plásticas, fotografia, danças afro-brasileira, oficina de tambores, roda de conversa e palestras, além da mostra de cinema, espaço literário, roda de samba e shows musicais.

No espaço empreendedorismo tivemos 100 (cem) expositores entre alimentação, artesanato, moda, decoração, acessórios e calçados, estandes de comidas e bebidas típicas que comercializaram produtos voltados ao segmento étnico, estimulando a produtividade dentro da comunidade negra. Tivemos ainda a participação institucional das Secretarias de Estado da Justiça, Cultura e Turismo e Consulado Geral dos Estados Unidos.

O evento contou a participação de personalidades ilustres: deputado Gabriel Chalita, da atriz Priscila Marinho, cantor e vereador Netinho de Paula, ator Sidney Santiago, entre outros formadores de opinião.

Em relação a nossas parcerias destacamos a presença da iniciativa privada: Petrobras, Santander, Natura, Cavalera, instituições internacionais: AECID, CCESP, e instituições do poder público apoiando o evento tais como: Governo Federal, Fundação Palmares, Governo do Estado de São Paulo, representados pelas Secretarias de Estado da Cultura, Turismo e Justiça, Coordenadoria Especial dos Assuntos da População Negra da Prefeitura de São Paulo, entre outras que colaboraram para a realização do evento.

Destacamos também as parcerias de mídia que colaboraram na divulgação do evento, tais como: Catraca Livre, Revista Fórum, Revista Viração entre outros além do nosso site e nossa rede social na web que ajudaram a atrair as caravanas do interior, litoral e outros estados que compareceram ao evento.

Estamos cientes da sensibilidade e do poder de mobilização da Feira Preta e temos a certeza de que com a sua participação e colaboração poderemos cada vez mais disseminar á imensidão de oportunidades que a cultura negra representa para o povo brasileiro.

Agradecemos assim a todos os artistas, acadêmicos, pensadores que contribuíram para viabilizar a Feira Preta, pelo seu empenho, esforço e, em especial, pela demonstração de compreensão que as diferenças culturais existem e precisam ser respeitadas. Se, por um lado, a manifestação dessa solidariedade recoloca em pauta certas atitudes, por outro lado, ela expressa a possibilidade de congregar pessoas em torno de ideais e de um valor maior: O compromisso ético com as questões promoção da igualdade racial.

Adriana Barbosa
Organizadora – Feira Cultural Preta

Comente: 1

  • Lucia Makena

    Responder 2 de janeiro de 201213:58

    Equipe Feira Preta!
    Parabenizo mais uma vez pela 10ª Edição da Feira Preta foram dois dias agradáveis e de muito trabalho e acredito que a 11ª Edicação será melhor ainda.
    Bjs

    Lucia Makena

Deixe uma resposta