pretas potências em movimento

Instagram

Blog

II Prêmio Luiza Mahin – inscrições abertas até dia 29 de junho

Até o dia 29 de junho fica aberto o prazo de inscrições para a segunda edição do Prêmio Luiza Mahin. O Prêmio se destina a sete mulheres que lutam em prol do desenvolvimento,  da valorização e cidadania das mulheres negras brasileiras.

As instituições e associações da sociedade civil, especialmente ligadas ao movimento negro e de mulheres, podem indicar mulheres para concorrerem ao Prêmio. As inscrições devem ser realizadas através do e-mail [email protected]. As vencedoras serão premiadas com uma estatueta e diploma.

Na primeira edição foram consagradas Ana Maria Araujo dos Santos, Fanta Konatê, Luislinda Dias de Valois Santos, Mafone Odara Polisantos, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Sonia Maria Pereira Nascimento e Theodosina Rosário Ribeiro.

Quem foi Luiza Mahin?

Luiza Mahin foi uma mulher africana que no Brasil exerceu, além do papel de escrava, uma posição de mulher guerreira. Em pleno século XIX, antes mesmo da abolição escravocrata, Mahin comandou a Revolta dos Malês – uma das grandes revoltas negras na história do Brasil.

Sem comentários

Deixe uma resposta