pretas potências em movimento

Instagram

Title image

Blog

FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS VISIBILIZA INVENTIVIDADE PRETA COM A REUNIÃO CRIATIVA ENTRE JOVENS E GRIÔS

Criatividade, resistência e transcendência negra ganham visibilidade em festival gratuito no Red Bull Station no mês marcado pela abolição inacabada da escravatura

Festival também realiza bate papo gratuito sobre o passado, presente e futuro das culturas urbanas com o rapper Rincon Sapiência, a poeta Kimani e o grafiteiro Toddy.

O FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS acontece em maio no Red Bull Station. Realizado a partir de uma parceria entre o espaço e a Feira Preta, a segunda edição do evento traz para o mês de maio, marcado pelas celebrações de abolição da escravatura no Brasil. A ideia é ressignificar, a partir da potência criativa e inventiva de criadores negros, as reflexões sobre o conceito de abolição.

“O Festival Pretas Potências surge para ressaltar a força criativa e inovadora da comunidade negra no passado, presente e futuro. A potência do povo preto surge sim de sua luta, mas não está limitada a ela. Usamos a criatividade para transcender à negação dos lugares que reservam a nós.”, define Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Preta, maior evento de cultura e economia preta da América Latina.

Na edição deste ano, o Festival Pretas Potências vai abrir uma chamada para 18 jovens de 18 anos ocuparem o Red Bull Station em atividades que vão desde trocas com griôs até co-criações artísticas a serem apresentadas GRATUITAMENTE no espaço.

“Para quem não conhece, o termo “griô” tem origem na tradição africana e se refere às mestres que guardam e transmitem a memória da história oral do povo e cultura africanas”, comenta Adriana. A ideia é, antes do processo de co-criação artística, estes jovens pretos troquem saberes com as griôs, sempre numa perspectiva de compreensão de que os processos criativos se estruturam na conexão entre passado e presente, olhando sempre para o futuro, para como queremos seguir criando enquanto povo preto”, explica.


Poderão participar da chamada artística jovens de 18 anos, exclusivamente. O recorte se dá em celebração aos 18 anos da Feira Preta que, assim como estes jovens chega à maioridade, momento em que olhamos para o que somos e traçamos os caminhos que queremos percorrer para existir como sujeitos de nossa história.

Um dos destaques da programação aberta ao público é o bate papo “Culturas urbanas: passado, presente e futuro”, com o rapper Rincon Sapiência, a poeta Kimani e o grafiteiro Toddy, três gerações de criativos, que dialogam com as linguagens do Slam, Rap e Grafite, trocam as suas experiências a partir do conceito de passado, presente e futuro das culturas urbanas, pensando a partir – e através – de olhares negros e periféricos.

O Festival Pretas Potências acontece nos dias 2, 10 e 11 de novembro no Red Bull Station, que fica na Praça da Bandeira, região central de São Paulo. No dia 11, um sábado, os trabalhos criados por estes jovens artistas estarão em exposição gratuita no espaço. Nos outros dois dias, as atividades são fechadas para os artistas selecionados.

 

INSCREVA-SE AQUI ATÉ O DIA 25 DE ABRIL

Inscreva-se

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO
FESTIVAL PRETAS POTÊNCIAS

 

[imersão]

2 DE MAIO, DAS 10h ÀS 18h
Afrolab Sprint
Vivência exclusiva para os jovens selecionados

Aplicação do Afrolab Sprint para os 18 jovens imersos para estimular a coletividade e a criatividade como proposta para a ocupação dos ateliês no dia 11 de maio.

10 DE MAIO, DAS 18h ÀS 22h

Noite Sankofa Griot

Consiste em um convite para que os jovens imersos tragam as pessoas que os inspiraram para uma troca de saberes. Uma noite sensorial com trocas criativas, música e gastronomia.

 

[ABERTO AO PÚBLICO]

11 DE MAIO, das 13h às 20h

13h – 20h

Feira Pretas Potências

Feira de produtos de empreendedoras e empreendedores pretos

Corredor dos estúdios Red Bull Station

13h – 20h

#Ocupação18

Ocupação artística dos ateliês do Red Bull Station pelos jovens selecionados

13h – 14h

“Culturas urbanas: passado, presente e futuro “

Bate-papo com Rincon Sapiência, Kimani e Toddy

Auditório
Três gerações de criativos, que dialogam com as linguagens do Slam, Rap e Grafite, trocam as suas experiências a partir do conceito de passado, presente e futuro das culturas urbanas, pensando a partir e através de olhares negros e periféricos.

18h – 20h

DJ SET JAH!SPORA

Galeria Principal

 

 

 

Sem comentários

Deixe uma resposta