A fundadora da Feira Preta e diretora-executiva da PretaHub está entre 18 pessoas destacadas pela publicação por trabalho em prol de mudanças raciais
Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta e diretora-executiva da PretaHub, é destacada pela revista TIME em uma lista de 18 pessoas que trabalham pelo fim da desigualdade racial ao redor do mundo, divulgada em 1 de fevereiro de 2024.
A publicação norte-americana afirma que Adriana tem construído mercados para os afroempreendedores no Brasil, país em que a disparidade de riqueza entre pessoas brancas e negras é acentuada. Para exemplificar, a revista menciona o fato de que trabalhadores brancos têm renda média 74% superior ao de trabalhadores negros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).
“Aos 20 anos, [Adriana] Barbosa, que sempre se entusiasmou com tudo nos filmes de Spike Lee e no ativismo dos Panteras Negras, criou o Festival Feira Preta”, escreve a TIME, o que “proporcionou um local para Adriana e outros empreendedores venderem seus produtos”. Consciente da falta de interesse do setor privado em iniciativas que fossem lideradas por pessoas negras, Adriana transformou o festival em uma iniciativa maior, escreve a TIME.
A plataforma PretaHub “está focada na construção de um mercado mais equitativo para os afroempreendedores. Financiada a partir de doações de empresas privadas, agências internacionais e programas de financiamento público, a PretaHub investiu mais de 11 milhões de reais até o momento para ajudar empreendedores, ajudando-os a expandir e digitalizar suas operações”
“Tudo começou com uma pequena ação para pagar aluguel, […] Hoje é uma grande organização social que criou um mercado para os negros”, contou Adriana Barbosa em entrevista à revista TIME. Enquanto o festival já atraiu mais de 200 mil visitantes ao longo dos anos, tornando-se um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, a PretaHub já atuou com mais de 10 mil empreendedores negros, diz a publicação.
Outras personalidades além de Adriana Barbosa são destaque na revista TIME
Além de Adriana Barbosa, a revista TIME também escolheu outros 17 nomes de pessoas que têm atuado para reduzir a disparidade financeira entre pessoas negras e brancas. Entre os nomes escolhidos, estão:
- Issa Rae, atriz, escritora e produtora cinematográfica criadora de séries como Insecure, escolhida por sua atuação em prol da diversidade em Hollywood;
- Aurora James, diretora criativa e designer de moda canadense criadora da Fifteen Percent Pledge, que atua no combate à disparidade racial no varejo;
- Angelica Ross, atriz fundadora da TransTech, que fornece recursos para a inserção da população LGBTQIAPN+ no mercado de tecnologia norte-americano;
- Rebecca Ajulu-Bushell, atleta da natação que criou a organização 10.000 Interns Foundation, voltada à criação de estágios para estudantes negros no Reino Unido;
- Brian Flores, técnico de futebol americano que processou TIMEs da principal liga do país por discriminação racial e abriu caminhos para a presença de mais treinadores negros no esporte.
O Festival Feira Preta já tem data e local para acontecer: será nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2024, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Saiba mais informações na página do festival.