Sobre
Pretas Potências
Nossa iniciativa voltada a jovens negras empreendedoras
Com o intuito de ressaltar a força criativa e inovadora da comunidade negra no passado, presente e futuro, surge em 2018, o Pretas Potências. Desde então, o projeto já foi realizado em diversas versões: festival, programa de aceleração e prêmios de reconhecimento, sempre valorizando as construções da juventude negra.
O Pretas Potências, independente da forma que é trazido para a sociedade, é sempre iniciado ou realizado no dia 13 de maio, data marcada oficialmente pelo dia da abolição da escravidão. A data é utilizada como forma de refletir sobre esta data que tem sido ressignificada pelos movimentos negros, já que juntamente com a assinatura da Lei Áurea, não houve nenhuma medida de acolhimento e amparo à população recém-saída da condição de escravizada.
O Festival
Pretas Potências
O Festival Pretas Potências, iniciado em 2018, foi um marco de inovação, criatividade e resistência negra. Em parceria com os coletivos Alma Preta e Coletivo Abebé, e com o apoio do Centro Cultural São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo, a primeira edição desse evento visionário ocorreu em 13 de maio de 2018. Ao longo do tempo, o festival expandiu-se para mais duas edições presenciais, uma em 2019 na Red Bull Station, com mais de 700 participantes, e outra em 2022 na Casa PretaHub, com o Coletivo MOOC, reunindo artistas pretos em uma Exibição Artvista. As edições foram repletas de apresentações musicais, rodas de conversa e poesia, marcando-se como momentos de celebração e reflexão da cultura afro-brasileira.
REGISTROS MARCANTES E DE TROCAS
Galeria de imagens do Festival Pretas Potências
Programa de Aceleração
Pretas Potências
Com o patrocínio do Instituto Alok e apoio da cervejaria Black Princess, em 2022 lançamos o Programa Pretas Potências, um projeto voltado ao fortalecimento de empreendimentos de jovens mulheres negras e afro-indígenas na área de economia criativa digital. Ao todo, 20 empreendimentos, de diversas regiões do Brasil, receberam o investimento financeiro de 20 mil reais para cada um.
Oferecemos mentorias, tutoriais, jornadas imersivas e diversas outras atividades para as empreendedoras impulsionarem seus negócios, permitindo que cresçam e se consolidem na área de economia criativa digital. Apoiamos as seguintes áreas:
Criadoras de conteúdo para novas mídias: especializam-se em gerar conteúdo dinâmico para plataformas digitais, combinando criatividade e técnica para engajar e influenciar online.
Designers e fabricantes de jogos e conteúdo digital: Criam e desenvolvem jogos e conteúdos para o mundo digital, unindo criatividade e habilidades técnicas para entreter e engajar.
Especialmente da Cultura Fonográfica: Influenciadoras cruciais na evolução social e cultural através da arte e tecnologia das gravações sonoras.
Programadoras e desenvolvedoras de tecnologias e aplicativos: especialistas em criar e aprimorar softwares e aplicativos, combinando lógica de programação e inovação tecnológica.
Prêmio
Pretas Potências
Em 2022, lançamos a chamada para o Prêmio Pretas Potências com o intuito de homenagear os artistas e profissionais da economia criativa que resistiram à pandemia. Este reconhecimento, que oferece prêmios entre 5 e 10 mil reais, totalizando um investimento de 1 milhão de reais, visa destacar e premiar artistas, grupos e coletivos negros que inovaram em meio às restrições do mercado tradicional.
O prêmio busca crescer a cada ano, com um diferencial fundamental: simplificar o processo de participação. Nosso objetivo é oferecer um edital acessível, convidando um amplo e diversificado grupo de artistas e coletivos a participar, para que os expoentes negros de diversas expressões artísticas não apenas sobrevivam, mas tenham seus trabalhos reconhecidos, mantendo a criatividade e a produção artística.