Foram diversas atividades em projetos institucionais, como as Casas PretaHub, o programa Afrolab e o SPerifas
O ano foi cheio de atividades e realizações da PretaHub e, em nossa retrospectiva 2023, não faltam exemplos de ações voltadas a fortalecer o povo preto, indígena e quilombola no Brasil, na América Latina e no mundo.
Seguimos firme na missão de fortalecer a construção de uma identidade afro-latina que permita a abertura de novos mercados e, principalmente, contribua com o desenvolvimento econômico da população negra.
Confira as principais realizações da PretaHub em diferentes projetos e ações que colocamos em pé durante 2023 e, também, o que estamos planejando para o próximo ano, quando teremos o tão esperado Festival Feira Preta.
PretaHub
Nosso ecossistema de inovação, cultura e afroempreendedorismo seguiu provocando uma série de mudanças estruturais por meio de uma série de projetos e trabalhos únicos, afrocentrados e com o objetivo de fortalecer o povo preto.
A frente de dados da PretaHub apresentou pesquisas importantes relacionadas ao povo preto:
- Trabalhadores Negros na Economia Cultural e Criativa: o estudo mostrou o panorama dos trabalhadores negros dessas áreas e mapeou o perfil profissional dessas pessoas, demandas e dificuldades. Foram realizadas conversas com 590 trabalhadores negros de todo o país, além de entrevistas em profundidade com produtores de 5 festivais independentes de cada região do Brasil;
- O Que Falta Pra Reinar? Um Olhar Para Consumidores Negros: o estudo mostra se os movimentos que o mercado de consumo de massa realizou nos últimos anos, para atender pessoas negras, são capazes de dar conta da complexidade do consumo da população negra, além de trazer uma série de dimensões desse consumo.
Em 2023, a Preta Hub também esteve na Colômbia, no Festival de Música do Pacífico Petrônio Alvarez, pelo segundo ano seguido. Lá, foi possível trocar conhecimentos, comercializar produtos e participar de atividades para fomentar a cultura negra na América Latina.
Outro país visitado pela Preta Hub neste ano foi Burkina Faso, país convidado para o Festival Feira Preta 2024, para a realização do programa Afrolab com foco na Moda Ancestral e Decolonial. O projeto foi realizado graças a parcerias com organizações como a Fundação Yeelba, a Ouaga Fashion Week (Burkina Faso), a Embaixada do Brasil em Ouagadougou e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Casas PretaHub
As Casas PretaHub são espaços de fomento à economia criativa, cultura, criatividade e empreendedorismo negro localizados em São Paulo/SP e Cachoeira/BA.
Na cidade baiana, foram feitas 55 atividades que impactaram mais de 1000 pessoas. Também foram feitas ações junto a comunidades quilombolas da região que impactaram 1800 pessoas. Além da feira gastronômica Preta Degusta, foram realizadas palestras, imersões, oficinas e cursos no espaço.
Em São Paulo, a Casa PretaHub realizou 58 atividades para mais de 2000 pessoas, sendo que 75% delas são mulheres. Workshops, oficinas, rodas de conversa e palestras são apenas algumas das ações realizadas no espaço, que é aberto para empreendedores negros, indígenas e periféricos que queiram usar o local para as suas atividades.
Temporada Programa Afrolab
O programa Afrolab tem foco na inclusão de pessoas empreendedoras negras e indígenas no ecossistema do empreendedorismo, que precisa ser mais equitativo quando o assunto são as oportunidades e resultados financeiros para afroempreendedores.
Nosso programa de aceleração atuou em diferentes eixos para áreas como feiras, festivais, gastronomia, moda e música. Foram aproximadamente 400 pessoas afroempreendedoras potencializadas pelo programa, sendo a maioria mulheres. O Afrolab também envolveu fundos de investimentos que trouxeram R$ 7,5 milhões para 40 empreendedores das 5 regiões do país, que atuam nas áreas cultural e de economia criativa.
Este também foi o ano em que o Afrolab se posicionou como um programa imersivo anual que visa desenvolver empreendedores negros e indígenas Brasil a fora, oferecendo ferramentas práticas, inspiração e espaços para criação e produção.
Prêmio Pretas Potências
O 1º Prêmio Pretas Potências foi realizado em dezembro de 2023 para reconhecer e premiar artistas, grupos e coletivos negros que se destacaram nos últimos anos e que foram impactados pelo período de isolamento social causado pela pandemia da COVID-19.
Mais de 2000 projetos se inscreveram na premiação, que selecionou 150 deles para receber ao todo R$ 1,5 milhão em investimentos para potencializar suas atividades nos campos de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura, música e patrimônio imaterial.
Bioma Comunicação Ancestral
O ano de 2023 também foi marcado pelo lançamento da plataforma Bioma Comunicação Ancestral, um território para valorizar o saber e fazer ancestral de profissionais de comunicação negros, indígenas, periféricos e LGBTQIAPN+ para constrir e fortalecer essa forma de se comunicar, pautada na ancestralidade e respeito a territórios.
Foram realizadas formações com profissionais selecionados, além da apresentação de conteúdos educativos e trilhas de aprendizagem sobre a metodologia da comunicação ancestral e suas estratégias. Ao todo, 91 comunicadores de 9 estados diferentes participaram do curso de Comunicação Ancestral.
Ao mesmo tempo, esses profissionais se tornaram parte de um banco de talentos que poderá ser acessado por empresas, organizações e marcas que busquem mais diversidade, afetividade e efetividade em sua comunicação, por meio do contato e contratação de pessoas que passaram pela formação em Comunicação Ancestral.
SPerifas
O SPerifas, pelo segundo ano seguido, levou para diferentes regiões da cidade de São Paulo muita celebração e fomento à cultura e empreendedorismo periférico negro.
O projeto começou em maio, com um programa de formação empreendedora Afrolab nos cinco distritos da capital paulista. Foram mais de 100 pessoas empreendedoras periféricas de São Paulo que participaram do programa, sendo que 76% eram mulheres.
Essas afroempreendedoras, posteriormente, expuseram seus produtos e serviços em cada um dos eventos do SPerifas que foram realizados em Perus, Vila Maria, Itaim Paulista, Parelheiros e Bela Vista. A feira de empreendedores que ocorreu em cada local do SPerifas foi chamada de Feira Preta Pocket, um “esquenta” do Festival Feira Preta
A PretaHub em 2024
A PretaHub continuará realizando uma série de projetos essenciais para enaltecer o povo preto por meio da valorização de identidade, criação de conexões legítimas, diálogos, formações empreendedoras e promoção de espaços que respeitem territórios.Os projetos Afrolab, Casas PretaHub, Bioma Comunicação Ancestral e Pretas Potências seguem com novidades e atrações que serão confirmadas ao longo do próximo ano.
O tão aguardado Festival Feira Preta, maior evento de cultura afro e empreendedorismo da América Latina, já tem data e local para acontecer: será nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2024, no Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. Confira mais informações na página de dúvidas mais frequentes do festival.